sexta-feira, 4 de maio de 2012

Vereadores não aparecem para votar ação de combate a seca



Falar sobre a seca no Sertão baiano não é novidade. Mais de 200 municípios estão em Estado de Emergência na Bahia. Em Gavião a situação é ainda pior porque a Câmara de Vereadores não votou ainda o projeto que cria a Defesa Civil Municipal, condição indispensável para receber verbas federais.

A água de beber mais parece com suco. O Sisal não resistiu. A Caatinga está cinzenta, já falta água e comida para os animais.

Essa situação obrigou seu Alípio de 87 anos a fazer serviço duro na roça para garantir a sobrevivência do rebanho. Ele mora na Região de Pereira, em Gavião, a 63 anos e lembra que apenas em 1952 viu algo pior que agora.

O sol queima tudo que encontra. Desde o ano passado não chove bem no município, que está a 90 dias em Estado de Emergência. A média de 500 milímetros de chuva ficou bem abaixo em 2011.

Em uma reunião, os agricultores familiares reclamam da burocracia bancária. Segundo eles, até agora os bancos não cumpriram as medidas anunciadas pelo Governo Federal e continuam cobrando os empréstimos contraídos para investir na pecuária.

A prefeitura está atendendo os moradores com a limpeza de aguada e recuperação de barragens, além do abastecimento de água com carros-pipas. Cerca de 30 caminhões, são colocados nas propriedades e comunidades rurais todos os dias.

A Câmara de Vereadores da cidade não funcionou nesta segunda, que é dia de votação. Lá, tramita um projeto em regime de urgência que pode garantir ao município a possibilidade de receber recursos do Governo Federal, mas os vereadores não foram trabalhar na véspera do feriado. Apenas dois parlamentares compareceram.

O presidente da Câmara de Vereadores não foi localizado para esclarecer a ausência.

FONTE: VR 14

Veja a reportagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário