segunda-feira, 7 de maio de 2012

Macajuba - Entrevista com o ex-prefeito Aécio Pamponet gera suspensão de programa de rádio e declarações ofensivas na Câmara de Vereadores.

No último sábado, dia 28, o ex-prefeito Aécio Pamponet foi entrevistado por Cristiano Silva, radialista da Capivari FM (rádio comunitária de Macajuba). Tal entrevista, aparentemente despretensiosa, acabou gerando diversas reações, dentre as quais merecem destaque a suspensão do programa Deixa Comigo Macajuba, conduzido por Cristiano Silva, e as críticas ofensivas proferidas pelos vereadores oposicionistas. 


Como já vinha virando rotina nas manhãs de sábado, no último dia 28, o radialista Cristiano Silva entrevistou mais uma personalidade macajubense. Geralmente, essas personalidades são ligadas a política e as entrevistas costuma ter repercussão positiva, tanto que, até o último sábado nunca havia tido nenhum problema mais grave em decorrência do programa.

Porém, na quarta-feira, dia 02, um fato gerou espanto e perplexidade. O radialista Cristiano Silva publicou em seu blog, que, também, se chama Deixa Comigo Macajuba, uma nota informando que a direção da rádio havia tirado o seu programa do ar. Na publicação Cristiano não deixou claro o motivo que levou a direção da rádio a suspender o seu programa.

Procurado pelo blog Macajuba Informa, Cristiano reiterou não saber o real motivo da suspensão. Porém, o mesmo relatou que o ex-vereador Ney Dias visitou a rádio o que pode ter influenciado na decisão. Não se sabe ao certo o teor da conversa entre o ex-vereador e a diretoria da rádio, mas, especula-se que Ney Dias teria ido pedir direito de resposta a entrevista do ex-prefeito Aécio Pamponet. No entanto, a direção preferiu negar o pedido e suspender o programa Deixa Comigo Macajuba. O ESPAÇO ESTÁ ABERTO CASO A RÁDIO QUEIRA DAR A SUA VERSÃO OFICIAL DOS FATOS.



Outra reação desencadeada pela entrevista, do último dia 28, ocorreu na sessão do dia 3 de maio, realizada na Câmara de Vereadores. Os vereadores da oposição Alison Santana, Adenor de São Leão ("Toim" de Nova Cruz) e João Cintra utilizaram-se de palavras ofensivas, cuidadosamente premeditadas, claramente com o intuito de denegrir a imagem do ex-prefeito Aécio Pamponet.


Essas ofensas deflagradas contra o ex-prefeito não é novidade, já que os vereadores citados anteriormente vêm realizando periodicamente esse tipo de ataque tanto contra o ex-prefeito Aécio, quanto ao ex-prefeito Luiz Pamponet. Porém, a entrevista, realizada no dia 28 de abril, parece ter atiçado ainda mais a ira dos vereadores, fazendo com que eles aumentassem drasticamente a carga de ofensas.

Inegavelmente, Aécio Pamponet durante a sua entrevista acabou ofendendo os vereadores citados acima, mas, nada comparado ao que vem acontecendo nas sessões da Câmara, especialmente, o que aconteceu na última.

As ofensas dos vereadores ao ex-prefeito já vinha ocorrendo há algum tempo. Obviamente, isso não justifica as declarações de Aécio durante a entrevista. Porém, denegrir a imagem de outra pessoa, principalmente, se essa não está ocupando cargo público no município, não é função do vereador.

É lamentável assistir o que está acontecendo em Macajuba. Primeiro, a aparente volta da censura, que foi extinta junta com a ditadura militar, no início dos anos 80. Tendo em vista que, tirar um programa do ar em decorrência de uma entrevista é, no mínimo, falta de democracia. O segundo fato lamentável foi essa troca de ofensas e, principalmente, a descaracterização das funções do vereador, que ao invés de legislar está ofendendo outras pessoas. São fatos que, com certeza, causam vergonha na população macajubense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário