sexta-feira, 27 de abril de 2012

Projeto Saúde e Educação vai combater a dengue em Capim Grosso



Começou nessa quarta feira (250, mais uma campanha contra a dengue, dessa vez  a parceria foi mais longe e trouxe às escolas para projetos de conscientizações, como o de Educação e Saúde, coordenado  por Noilton Araújo Lima, da 16ª DIRES, agora lotado em Capim Grosso, para ajudar no combate ao Aedes Egypt (mosquito da dengue). 


Em entrevista ao FR o coordenador explicou que o problema só será resolvido com o cidadão se tornando um agente de saúde dentro de sua própria casa. 

O projeto consiste em orientar sobre medidas de prevenções e combate, formando grupos multiplicadores nos colégios municipais e estaduais, para desenvolverem nos bairros ações de combate. “O estudante esta sendo capacitado em sala de aula para identificar o foco do mosquito nas residências,  anota o endereço e passa  para o agente  de endemias ir tratar”, disse.  Além disso os alunos estão aprendendo como se faz uma visita domiciliar e educar a população sobre os perigos da dengue.  

O estudante da 8ª série, do Colégio Tarcília Evangelista de Andrade, Gustavo Santana, disse ter encontrado três focos do mosquito  em residências que visitou, além de ter percebido vasilhames próximos a caixas d’águas, que podem  servir de reservatórios para proliferação do mosquito.   

Outro plano é usar a aula de biologia para os alunos levarem as armadilhas para suas casas, potinhos de violetas com uma folha de alcatex  com superfície áspera,  onde os mosquitos colocarão os ovos que serão eliminados posteriormente.  Disk Dengue – 9144 5060.


Texto e Fotos: FR Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário