segunda-feira, 23 de abril de 2012

“Dia do Basta”: Em Irecê, jovens vão às ruas exigir julgamento do mensalão

image
Jovens soltaram fogos, usaram máscaras, faixas e cartazes
Um grupo de estudantes do município de Irecê, no centro norte da Bahia, realizou neste sábado (21), a Marcha contra a Corrupção, movimento nacional batizado de “Dia do Basta”.

Os integrantes do movimento caminharam pelas principais ruas e avenidas da cidade gritando palavras de ordens como: “Político ladrão, quero te ver mofando na prisão”, “Chega de impunidade, onde está a tal moralidade?” e “Acorda cidadão, 2012 é ano de eleição”.

Os manifestantes pintaram os rostos, usaram máscaras, soltaram fogos de artifícios e levaram faixas e cartazes. Também marcharam com baldes, lixeiras e vassouras como forma de mostrar que a corrupção do país precisa ser varrida. O protesto parou o trânsito em alguns trechos da Rua Aurélio José Marques e diversos motoristas reclamaram.

Ao final, os estudantes se concentraram em frente à Prefeitura da cidade e fizeram uma lavagem simbólica do prédio. “A gente quer mostrar que os jovens de Irecê e região não estão acomodados em casa, eles estão se mobilizando e mostrando nas ruas que não aceitam mais corrupção nesse país”, disse o estudante Stéfanno Souza Santos.

Todo o percurso da marcha foi escoltado pela Polícia Militar.

Reivindicações

O protesto reivindica o enquadramento da corrupção como crime hediondo, o fim do foro privilegiado, fim do voto secreto no Congresso Nacional e o julgamento urgente do Mensalão, suposto esquema de corrupção descoberto em 2005, no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).  

Com informações de Pascoal Ferreira - Irecê Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário