sexta-feira, 27 de abril de 2012

Cantor Adelmário Coelho lança livro sobre a cultura popular nordestina

image
O cantor e compositor Adelmário Coelho lança o livro “Adelmário Coelho e Cultura Nordestina”, que vem acompanhado com audiobook e possui 323 páginas recheadas de fotos antigas e histórias da carreira do artista.

O lançamento acontece nesta sexta-feira (27), às 14h, num evento que será realizado no Circo Tihany para o encerramento da Gincana da Sociedade.

A obra escrita por seu filho, William Coelho, em parceria com J. Antônio Nunes Cerqueira também são retratadas detalhes de festas populares do nordeste como a corrida de argolinha, as vaquejadas, as quadrilhas juninas e, principalmente, as festas religiosas.

“Penso nesse como um trabalho de registro e valorização da cultura do nosso povo, que possui poucos recursos, mas é muito rico em cultura e fé”, disse o cantor.

A publicação conta também com um audiobook, narrado pelo próprio artista, com participações das atrizes Maria Janaina, Iasmim Motta e do ator Pisit Mota, além dos músicos Júlio Caldas, Eugênio Cerqueira e Marquinhos Café.

Histórias do sertão

No livro também aparecem histórias do sertanejo, suas festas e, principalmente, luta por uma vida melhor. “O papel de Adelmário nessa proposta é ser o condutor das reflexões sobre a cultura nordestina, a partir da sua própria experiência de vida, apresentando os costumes e a tradição do povo, as mudanças no comportamento ao longo do processo histórico do Nordeste”, explica William Coelho.

O livro foi patrocinado através de recursos captados por lei de incentivo, com tiragem de três mil exemplares, sendo que mil vão ser distribuídos em bibliotecas públicas de todo o país.

“Esse é um trabalho que, assim como minha música, está totalmente voltado para a valorização da cultura popular nordestina. Fiquei muito feliz e emocionado em ver meu filho dando continuidade a minha luta com a ideia deste livro e espero poder usar meu nome e influência para disseminar esse amor pela cultura do sertão por todo o país”, afirma Adelmário.

O forrozeiro se diz satisfeito com o resultado do trabalho. “Sinto-me imensamente feliz em poder ser integrante dessa belíssima obra que retrata a cultura nordestina e como isto influenciou e ainda influencia minha carreira”, disse.

Adelmário enfatizou que espera que este livro traga uma conscientização para que a nova geração nordestina não se envergonhe de sua história, de suas origens e antepassados. “A cultura do nosso povo é linda e rica, cheia de mitos, superstições e tradições, e precisa ser valorizada”, afirma.

Fonte:Interior da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário