sexta-feira, 13 de abril de 2012

Brasil não possui novas vagas para internação de jovens infratores

Com uma taxa de ocupação de 102%, segundo dados divulgados nesta terça-feira (10) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Brasil não possui, na totalidade dos estabelecimentos do país, novas vagas para a internação de adolescentes infratores.

A informação faz parte do estudo “Panorama Nacional, a Execução das Medidas Socioeducativas de Internação”, realizado pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (DMF) e pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ).

Ainda de acordo com o levantamento, os estados com maior sobrecarga estão na Região Nordeste,
sendo que a Bahia fica em terceiro lugar,perdendo apenas para o estado do  Ceará que tem uma taxa de ocupação de 221%, seguido por Pernambuco (178%).


Na  Bahia existe tres unidades de internação  e em média são 126 pessoas  em cada estabelecimento.

Além de sobrecarregadas, as unidades não possuem, em geral, ainda de acordo com o relatório, boas condições para o atendimento à saúde dos internos. Os psicólogos e os assistentes sociais são os profissionais mais comumente disponíveis nas unidades de internação em todas as regiões. Por outro lado, advogados e médicos estão presentes em apenas 32% e 34% das unidades.


Ainda do total de unidades para internação de adolescentes, 32% não possuem enfermaria e 57% não dispõem de gabinete odontológico.
Outro dado destacado pelo estudo: 22% dos estabelecimentos não possuem refeitório, ou seja, os alimentos são consumidos em outros espaços sem adequação específica.

Já quando questionados sobre ocorrência de agressão física, 28% dos entrevistados relataram ter sofrido agressão física por parte de funcionários;
10%, por parte da Polícia Militar dentro da unidade de internação;
e 19% afirmaram ter sofrido castigo físico.

Com Informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário