sexta-feira, 4 de maio de 2012

Meteorologistas dizem que chuva só em novembro; Almanaque Pensamento confirma previsões ruins no semiárido


image

Por mais grave que esteja a situação do homem sertanejo por conta da longa estiagem no semiárido, as coisas podem piorar ainda mais.
Pelas previsões dos principais institutos meteorológicos do país, o clima só deve mudar a partir de novembro, ou seja, daqui a seis meses.

De acordo com os pesquisadores, chuva no sertão só mesmo no segundo semestre. E quase no final do ano. Mas como não há certezas absolutas em previsões, o homem do campo ainda se agarra à sua fé inabalável para que o quadro mude antes disso.

Almanaque Pensamento

De acordo com o Almanaque Pensamento, um dos mais respeitados do país, a sua página de Previsão do Tempo marca que no período de 22 de abril passado a 06 de maio ocorre vento com trovoadas e possíveis tempestades.

No período de 07 a 20 de maio, marca umidade crescente, frio à tarde, instabilidade; No período de 21 de maio a 04 de junho, marca frio mais intenso, e ausência de chuvas; de 05 a 19 de junho, marca temperatura em declínio, com chuvas esparsas.

Somente no período de 18 a 31 de agosto o conceituado Almanaque marca tempo ensolarado e sujeito a chuvas torrenciais.

Ou seja, pode chover antes dessas previsões, mas o quadro indica dias de fortes apreensões pela frente, principalmente porque a falta de água já afeta a maioria das regiões nordestinas.

Por Evandro Matos – especial para o Interior da Bahia (Foto: Pedro Oliveira / Tribuna da Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário